O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

o-poder-do-habito-livro


O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios


A chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam.


Na últimas duas décadas, neurologistas, psicólogos, sociólogos e publicitários finalmente começaram a entender como os hábitos funcionam e, o mais importante, como podem ser transformados.


Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo os hábitos causam um enorme impacto na nossa saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade. 


Em O Poder do Hábito entendemos por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras parecem conseguir isso da noite para o dia.



livro-o-poder-do-habito-charles-duhigg



Você já parou para analisar os seus hábitos? E você sabe qual o motivo de realizar algumas tarefas, mesmo que automaticamente? 


Por mais que imagine que está no controle do seu dia, fazendo planejamentos e tomando decisões, a verdade é que na maior parte do tempo você apenas está repetindo hábitos predeterminados.


Charles Duhigg, repórter do New York Times, destaca em seu livro O Poder do Hábito a influência dos seus hábitos em quem você é e no que você é capaz de alcançar. 


Segundo o autor, o segredo para mudar o que não funciona em sua vida é buscar entender como os hábitos funcionam. Sendo assim, é possível fazer qualquer coisa quando adotamos os hábitos certos.



habitos



Como os hábitos funcionam?


Para entender melhor como os hábitos funcionam, veja a história abaixo:


Eugene Pauly, um paciente idoso, teve sérios problemas cerebrais ocasionados por uma cefalite viral, e por isso, ele perdeu a capacidade de usar o lobo temporal medial, parte do cérebro. 


Todo o resto do corpo continuou funcionando normalmente, porém ele teve sua memória prejudicada. Eugene se tornou incapaz de se lembrar de qualquer coisa que tivesse acontecido após 1960, porém se lembrava de tudo que aconteceu antes disso. 


Eugene não tinha a capacidade de aprender coisas novas, pois após alguns segundos acabava se esquecendo do que havia ocorrido no momento anterior. Sua esposa o levava para caminhar ao redor do quarteirão todos os dias para exercitar-se, porém um dia, Eugene acabou se perdendo



ebook-gratis-livros



Sua esposa ficou muito preocupada, já que sua perda de memória poderia fazer com que ele desaparecesse e nunca mais retornasse. Por incrível que pareça, em apenas 15 minutos Eugene retornou para casa, seguindo sua rota diárias. 


Alguns dias depois do ocorrido, ele conseguia até fazer o caminho sozinho. Com isso, os cientistas o analisaram e descobriram que os hábitos, suas ações rotineiras, são armazenadas em uma área do cérebro totalmente diferente do lobo temporal, responsável pela memória. 


Assim, é possível entender que nós aprendemos e tomamos decisões inconscientes sem a necessidade de nos lembrarmos sobre os acontecimentos que levaram àquela decisão ou aprendizado. Esse é o poder do hábito!



Leia Mais: Arrume a sua cama: Pequenas atitudes que podem mudar a sua vida... e talvez o mundo



amazon-kindle-unlimited



Como ativar os hábitos?


Charles Duhigg apresenta um argumento animador: a chave para se exercitar, perder peso, educar bem os filhos, ser produtivo e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam.


Pense em um hábito que você possui. Já se perguntou como ele surgiu? E qual a sua motivação diária?


O livro explica, através de diversos casos reais, que o hábito é na verdade um processo composto por três etapas: a deixa, a rotina e a recompensa.



Como mudar um hábito?



como-mudar-um-habito



- A deixa


Quando você sente anseio por algo que já virou um hábito, pense no que se repete sempre que sente esse anseio (um horário, um lugar, as pessoas, as emoções que está sentindo). Uma dessas coisas é a deixa.


A deixa é o gatilho físico ou psicológico que aciona uma ação. 


Por exemplo: passar em frente à padaria. É o impulso – muitas vezes inconsciente – que leva você a fazer algo.




livro-o-poder-do-habito-charles-duhigg



- A recompensa


Que desejo você acha que seu hábito está satisfazendo? 


Se quer emagrecer, por exemplo, em vez de comer um biscoito, tome um café. Se o anseio não estiver ido embora, tente uma caminhada. Continue tentando até encontrar algo novo que satisfaça seu anseio.


A recompensa é a sensação positiva causada pela rotina. 


Em nosso hábito hipotético, seria, por exemplo, a alegria momentânea causada pela descarga de dopamina, consequência do consumo de açúcar.




livro-o-poder-do-habito-porque-fazemos-o-que-fazemos-na-vida-e-nos-negocios



- A rotina


Agora que você identificou a deixa e a recompensa, crie uma rotina


Por exemplo, quando eu tiver vontade de comer um biscoito, sempre às três da tarde, vou descer até a lanchonete e tomar uma água, porque minha recompensa agora é dar uma caminhada e depois conversar com alguém.


A rotina é a ação em si, como comprar um doce. Algo que você faz tão repetidamente que, com o tempo, passa a acontecer no “piloto automático”. 


Sem exageros: ela é memorizada em um lugar diferente do seu cérebro, que gasta menos energia e não exige reflexão.



o-poder-do-habito



Por fim, você não precisa transformá-lo completamente... 


“Eis a regra: se você usa a mesma deixa, e fornece a mesma recompensa, pode trocar a rotina e alterar o hábito. Quase todo comportamento pode ser transformado se a deixa e a recompensa continuarem as mesmas.”


Imaginemos que você queira deixar de comer doce todos os dias porque precisa manter uma alimentação mais saudável. 


Como conter o impulso, se a padaria está no seu caminho para o trabalho e é impossível evitá-la?


Charles conta o segredo: basta manter a mesma deixa e a mesma recompensa, alterando apenas a rotina


Ou seja: continuar entrando na padaria e, em vez de comprar o doce, escolher algo que também forneça a dopamina – como uma fruta ou um suco.


Assim, você não se privará da boa sensação e a mudança será muito menos drástica. Embora sinta falta do doce nas primeiras semanas, seu cérebro continuará gerando a mesma alegria diária e você não precisará mudar sua rota ao escritório.



Leia Mais: Pai Rico, Pai Pobre - 8 lições fantásticas que o livro pode ensinar






ebooks-ebook-livros-amazon




Autoconhecimento é a chave do sucesso


Para identificar cada parte do seu hábito e alterá-lo, contudo, é necessária reflexão. 


Por que você realmente precisa da descarga de dopamina? Será que está estressado ou simplesmente viciou-se no açúcar?


O primeiro passo da mudança de comportamento é reconhecer a rotina, o hábito em si. 


Depois, o ideal é realizar experimentos com diferentes recompensas para entender qual é o seu real anseio: fazer uma pausa, alimentar-se etc.


Por fim, o desafio maior é isolar a deixa e traçar um novo plano para ela. 


De acordo com o livro, as deixas habituais quase sempre se encaixam em uma entre cinco categorias: lugar, hora, estado emocional, outras pessoas e ação imediatamente anterior.



mudancas-de-habitos-dicas-livro-o-poder-do-habito



O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios


Fazendo uma análise geral, é possível que você identifique mais de um hábito que deseja transformar ou implementar. 


Contudo, o autor recomenda que trabalhe em apenas um de cada vez – fazer uma escolha consciente em vez de algo automático demanda muita energia do cérebro, de maneira que a “força de vontade” se torna um recurso limitado.



Leia Mais: Gatilhos Mentais: Guia completo com estratégias de Negócios e Comunicações





Uma empresa são os seus hábitos


Um adendo sobre o mundo dos negócios: se nós somos os nossos hábitos, o mesmo pode-se falar de uma empresa. 


A cultura corporativa não se limita a missão, visão e valores: estende-se aos processos do dia a dia e a forma como são executados.


Como as pessoas se comunicam? Existe burocracia ou a organização flui facilmente? Quais são as preferências comuns e como o ambiente impacta o cenário de quem trabalha? 


Se você é um empreendedor ou gestor, dedique-se a responder essas questões e descobrir a verdadeira realidade da sua companhia para instigar hábitos saudáveis e produtivos.


Paralelamente, é essencial dar autonomia aos colaboradores. Tão importante quanto orientá-los a ter bons hábitos é inspirar confiança e segurança sobre como agir em situações inesperadas, que exigem uma reação rápida e certeira. Como em tudo na vida, equilíbrio é indispensável.


Os hábitos dos consumidores também são preciosos e podem dizer muito de seu estilo de vida e suas próximas compras. 


Portanto, realize pesquisas de marketing e peça feedback ao seu público para ser capaz de desenvolver abordagens coerentes e fazer ofertas verdadeiramente atrativas.


Gostou?


Espero que este artigo tenha sido útil para você e também o inspirado a ler o livro para conhecer todo “O Poder do Hábito”. Vale a pena!


Postar um comentário

Copyright © Investindo em Livros. Made with by OddThemes