As Cartas de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon

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As Cartas de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon


Da lista de mais vendidos do Wall Street Journal e Usa Today. 


Amazon revolucionou a maneira como as pessoas fazem suas compras e foi a empresa que mais rapidamente atingiu a marca de 100 bilhões de dólares em vendas.


Mas ela não fez tudo isso se mantendo na zona de conforto. A chave para seu crescimento foi ter uma obsessão pelos clientes, um espírito inovador, pensar a longo prazo e correr riscos, entre outros fatores.


Nas cartas que escreveu aos acionistas por mais de 20 anos, Jeff Bezos, fundador da Amazon, revelou como transformou sua empresa em um dos maiores casos de sucesso de todos os tempos.


Especialista em tecnologia e risco, Steve Anderson se debruçou sobre estas cartas e identificou 14 princípios de crescimento da Amazon, apresentando as lições que Bezos usou ao longo de sua trajetória e que estão aqui claramente apresentados para todos os leitores.




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Conhecendo a fascinante história da Amazon, a mentalidade de Bezos e os poderosos princípios que ele aplicou pra construir sua empresa, você irá entender a nova realidade e lógica dos negócios e tornar o seu trabalho ainda mais inovador, eficiente e bem-sucedido.


Lições do fundador de uma das empresas mais valiosas do mundo retiradas de suas mensagens aos acionistas.


“Inteligente, conciso e extremamente bem fundamentado em pesquisas.”– Janet Switzer, coautora de Os princípios do sucesso.


“Ler este livro é viver a sensação de ter Bezos como seu mentor de negócios, ver o que ele vê e aplicar essas ideias em seu trabalho de formas que você talvez nunca tenha imaginado.” – Michael Hyatt, autor de Este é o melhor ano da sua vida



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Sobre o Autor


Steve Anderson é especialista em risco, tecnologia, produtividade e inovação, e tem mais de 35 anos de experiência ajudando seguradoras a entender, integrar e alavancar tecnologias. 


De sistemas de gestão de negócios a mídia social, ele analisa o que está acontecendo no mundo atual e explica as implicações para o futuro. Mora em Franklin, no Tennessee.


Karen Anderson é autora, editora e uma especialista em marketing direto capaz de transformar livros em grandes best-sellers. 


Ao longo dos últimos 30 anos, ela vem ajudando empreendedores e empresas a comunicar sua mensagem, fazer seu negócio crescer e aumentar seu alcance através do poder dos livros.



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A partir da análise das cartas enviadas aos acionistas durante mais de duas décadas, o livro revela o modo de pensar de Jeff Bezos, fundador da Amazon


Confira os 14 princípios que fizeram o empresário progredir e liderar um império.


Diante da pandemia do coronavírus, alguns líderes se destacaram por relativizar os efeitos da doença e as medidas determinadas pela Organização Mundial de Saúde, contrariando a necessidade de prevenção. 


Outros souberam compreender a urgência dos fatos e agiram a fim de resguardar colaboradores. Jeff Bezos pertence ao segundo grupo. 


Nos últimos dias, o fundador e presidente da Amazon publicou uma carta aberta em seu Instagram na qual agradece o apoio dos funcionários, reconhece a gravidade da Covid-19, externalizando preocupação com a saúde deles, e anuncia a contratação para 100 mil novas vagas, muitas das quais poderão ser preenchidas por pessoas demitidas recentemente por outras empresas em meio à crise. A mensagem reforçou a postura que ao longo dos anos fez de Bezos uma referência de liderança.


O recado é uma extensão da visão de mundo do empresário, uma perspectiva que pôde ser aprofundada nas outras mensagens que Bezos direcionou aos acionistas por mais de duas décadas – a primeira delas enviadas em 1997, ano em que a Amazon abriu seu capital. 


Renomado especialista em tecnologia e risco, Steve Anderson analisou esse farto material atento às valiosas lições contidas nele, lendo nas entrelinhas. O resultado é “As Cartas de Bezos”.



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Os 14 Princípios Fundamentais


Anderson foi o responsável por traduzir essas mensagens e dividi-las em 14 princípios fundamentais. Bezos é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em mais de 110 bilhões de dólares, à frente de uma das companhias mais bem-sucedidas da história. 


Como uma pequena livraria on-line, criada em 1994, se tornou uma gigante mundial? O livro revela os caminhos percorridos pelo líder, apresentando lições que o levaram ao inegável êxito nos negócios. O mais importante é que não é necessário ter uma fortuna para implementar nenhuma dessas estratégias.


“A maioria dos princípios descritos aqui não custa nem um centavo e pode ser implementada tanto no Vale do Silício quanto em Nashville, Londres ou São Paulo. Você poderia aplicá-los facilmente a uma empresa de tecnologia, a uma pizzaria ou a uma organização sem fins lucrativos”, confirma ele. 


Os 14 princípios foram subdivididos em quatro ciclos: testar ideias estratégicas, construir o futuro, acelerar o crescimento e escalar.



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O risco como modelo de Negócio


Para Anderson, entre os muitos fatores que contribuíram para consolidação da marca, uma postura foi preponderante: “Bezos sabia que existe uma tensão delicada entre risco e crescimento. É impossível crescer sem assumir riscos”. 


Contudo, o autor atenta, o golpe de mestre de Bezos foi escolher jogar de forma diferente, sem perder de vista o que ele chama de “retorno sobre o risco” (ou seja, a relação entre o custo do risco e seu retorno). 


Isso era evidente desde o início da carreira, quando Bezos decidiu largar um emprego estável em Wall Street e pegar um empréstimo de 300 mil dólares para criar uma empresa on-line, num contexto em que a reputação desses negócios era péssima. Bezos foi seduzido pela taxa de crescimento de 2.300%. Ainda assim, um risco. Onde está o pulo do gato?


“Embora tenha começado com um modelo de negócio e uma ideia principal, desde o início seu plano era diversificar. A diferença é que ele estava o tempo todo testando para ver o que o mercado queria e inovando em benefício dos clientes, mesmo quando nem eles sabiam o que queriam. 


Os riscos eram intencionais e calculados, mas ainda assim eram riscos”, frisa o autor, que por isso considera Bezos o mestre dos riscos.


A característica parece tão arraigada ao modo de gerir de Bezos que Anderson identifica nele a crença num “fracasso bem-sucedido”. 


O empresário compreende que riscos são fonte de aprendizado e, por isso, incorpora intencionalmente a ideia ao seu modelo de negócios. “Se ele tenta alguma coisa e dá certo, ótimo. Mas, se não dá, ele busca não apenas uma forma de fazer dar certo como também de fazer valer a pena”, endossa Anderson, lembrando de fracassos retumbantes de Bezos, incluindo um prejuízo de 178 milhões de dólares.


Nesse sentido, a primeira carta aos acionistas é considerada a mais importante – o próprio empresário faz constantemente referências a ela, a base dos valores da empresa. 


Não por acaso, Anderson encontrou já nessa primeira mensagem os 14 princípios destacados no livro. Nela é evidente a preocupação pelos clientes (ou obsessão, como sugere Anderson), o objetivo de atrair funcionário motivados que pensem como o dono do negócio, a aposta constante  em ideias para que a empresa suba posições… 


Enfim, todos os tijolos que ajudaram na construção de um império.



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Como um aperitivos das lições de Bezos, colocamos alguns trechos:



- Testar


“Na Amazon, testar é um estilo de vida: todos os membros da equipe são incentivados a testar coisas novas para melhorar o funcionamento da empresa. Se algo não dá certo, ninguém é punido – os funcionários são estimulados a examinar o que não funcionou e aprender com isso”.



- Questionar


“O que você pode testar para obter melhores resultados? A Amazon quer pessoas que se façam esse tipo de pergunta. Na verdade, questionar o estado das coisas é praticamente uma exigência. Todos são incentivados a tentar ideias novas, fazer perguntas e olhar para os processos de um jeito diferente desde o início”.



- Liberdade de falhar


“A Amazon se esforça muito para desenvolver uma cultura interna que promove o pensamento inovador, a experimentação e a liberdade de falhar. É fundamental que a cultura permita que novas ideias sejam testadas, mesmo que pareçam ‘malucas’. É crucial que as pessoas não achem que a própria carreira estará em risco caso não consigam acertar de primeira”.



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Conhecendo a fascinante história da Amazon, a mentalidade de Bezos e os poderosos princípios que ele aplicou pra construir sua empresa, você irá entender a nova realidade e lógica dos negócios e tornar o seu trabalho ainda mais inovador, eficiente e bem-sucedido.


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