8 livros de terror antigos que são verdadeiros clássicos

livros-terror


8 livros de terror antigos, que são verdadeiros clássicos e que todo mundo deveria ler


Livros de terror e suspense cativam leitores no mundo todo com suas histórias assustadores. 


Repletos de experimentações, os gêneros, ao longo dos anos, revelaram autores hoje consagrados, como Edgar Allan Poe, Stephen King e Mary Shelley.



melhores-livros-terror-suspense



Nesta lista, confira 8 livros de terror antigos, que são verdadeiros clássicos que todo mundo deveria ler.



1. O Iluminado 



o-iluminado-livro-stephen-king

Livro O iluminado, Stephen King



O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. 


Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. 


Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. 


O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.


» Acesse ao livro O Iluminado




2. A Assombração da Casa da Colina 



a-assombracao-da-casa-da-colina

Livro A Assombração da Casa da Colina, Shirley Jackson



A melhor história de casa assombrada de todos os tempos é agora a inspiração de uma série original Netflix.


Considerada a rainha do terror por mestres como Stephen King e Neil Gaiman, Shirley Jackson cria uma obra perturbadora sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural.


Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade ― e a vida ― de todos está em risco.


“Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham. A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho.”


“A história de casa mal-assombrada mais próxima da perfeição que eu já li.” ― Stephen King


» Acesse ao livro A Assombração da Casa da Colina




3. O Chamado de Cthulhu e outros contos



o-chamado-de-cthulhu-e-outros-contos-livro

Livro O chamado de Cthulhu e outros contos, H. P. Lovecraft



O Chamado de Cthulhu é um conto do norte-americano H.P. Lovecraft que logo se tornou um clássico do terror. Foi escrito em 1926 e publicado pela primeira vez na revista estadunidense Weird Tales em fevereiro de 1928. 


Cthulhu é um deus que nas primeiras páginas do conto aparece como um ídolo de argila quase indescritível, possuindo um culto multimilenar dedicado a trazê-lo de volta, o seu retorno desencadearia o fim da humanidade. Neste livro, encontramos esse clássico e mais sete contos consagrados do autor na literatura de terror.


» Acesse ao livro O Chamado de Cthulhu e outros contos




4. A outra volta do parafuso



a-outra-volta-do-parafuso-livro

Livro A outra volta do parafuso, Henry James



A outra volta do parafuso conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. 


Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa. O triunfo íntimo da protagonista, mais que desvendar o mistério de Bly, consiste em vencer o silêncio imposto pela diferença de condição social entre ela e seus pequenos alunos. 


Desde que foi publicada, sucessivas gerações de leitores, críticos e artistas têm se inspirado na maestria narrativa desta novela, cuja tradução de Paulo Henriques Britto reconstitui com precisão a elegante contundência do original inglês.


» Acesse ao livro A outra volta do parafuso




5. Histórias Extraordinárias 



historias-extraordinarias-livro

Livro Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe



Histórias extraordinárias reúne dezoito contos assombrosos de Edgar Allan Poe, com seleção, apresentação e tradução do poeta José Paulo Paes. Este livro traz, entre outras obras-primas do mestre do suspense e do mistério, “A carta roubada”, “O gato preto”, “O escaravelho de ouro”, “O poço e o pêndulo”, “Assassinatos na rua Morgue” e “O homem da multidão”. 


O caráter macabro das histórias, dotadas de profundidade psicológica e imersas em uma atmosfera eletrizante, continua a conquistar novos leitores e a afirmar sua condição de clássico. Nas palavras de Paes, “Poe sempre consegue […] provocar-nos aquele arrepio de morte ou aquela impressão de vida que, em literatura, constituem o melhor, senão o único, passaporte para a imortalidade”.


» Acesse ao livro Histórias Extraordinárias 




6. O Médico e o Monstro 



o-medico-e-o-monstro

Livro O médico e o monstro, Robert Louis Stevenson



Gabriel John Utterson é um advogado que investiga um caso estranho envolvendo Henry Jekyll e Edward Hyde, repentino beneficiário do testamento de Henry. 


O advogado descobre acontecimentos que resultam na reclusão repentina de Jekyll. O romance que envolve ficção científica, transtornos psicológicos e terror é um grande clássico do gênero.


» Acesse ao livro O Médico e o Monstro




7. O Silêncio dos Inocentes 



o-silencio-dos-inocentes-livro

Livro O silêncio dos inocentes, Thomas Harris



Livro que inspirou o clássico do cinema O silêncio dos inocentes, vencedor de cinco estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos pelo serial killer apelidado de Buffalo Bill. A jovem agente do FBI, Clarice Starling, fica surpresa ao ser chamada por Jack Crawford, chefe da Divisão de Ciência do Comportamento. 


Sua missão: interrogar o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, mantido no Hospital Estadual de Baltimore para Criminosos com Transtornos Mentais, cuja mente psicopata é perigosamente voltada para o crime, mas pode se mostrar útil para o caso, ainda que ele jamais tenha cooperado com as forças da lei.


No entanto, Clarice desperta o interesse de Lecter e ele decide ajudá-la. Porém, em troca, pede que ela lhe dê informações pessoais a seu respeito. Ao seguir as pistas apontadas pelo dr. Lecter, Clarice avança no caso, envolvendo-se em uma teia mortífera, surpreendente e assustadora, à caça de um assassino à solta enquanto se aproxima cada vez mais de um assassino atrás das grades. Adaptado para o cinema com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis principais, O silêncio dos inocentes foi premiado com cinco estatuetas do Oscar. 


Ao lado de Dragão vermelho, Hannibal e Hannibal: a origem do mal, ele completa a série de livros protagonizada pelo dr. Lecter que deu origem à série de televisão Hannibal.


» Acesse ao livro O Silêncio dos Inocentes




8. Frankenstein 



Frankenstein-livro

Livro Frankenstein, edição de luxo, Mary Shelley



Um clássico nunca morre. Considerada a primeira obra de ficção científica da história, fazendo sucesso arrebatador desde 1818 até os dias de hoje, Frankenstein deu vida ao gênero do terror e influenciou diversas gerações desde então. 


Ao mesmo tempo, suscitou entre seus leitores a questão que reside no imaginário da humanidade desde suas origens: quão humano pode ser um monstro e quão monstro pode ser um humano? O livro narra a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais empenhado em descobrir o mistério da criação e que acaba por construir um ser humano – ou monstro? – em seu laboratório. 


Escrita entre os anos de 1816 e 1817, quando a autora tinha apenas dezenove anos, a primeira edição da obra foi publicada em 1818 de maneira anônima. 


Posteriormente, o livro foi revisado e republicado em 1831 – edição esta que conta com introdução da autora e é considerada a versão definitiva. E é essa a versão que a editora excelsior traz para seus leitores em versão premium, digna de uma obra-prima. Curiosidades sobre a obra - frankenstein foi o primeiro romance adaptado para o teatro. 


E posteriormente migrou com enorme sucesso para inúmeras mídias, como televisão, cinema, rádio e quadrinhos. 


- o livro serviu de inspiração para o filme Edward mãos de tesoura (1990), de Tim Burton, que traz Johnny Depp como Edward. 


- curiosamente, no mesmo verão chuvoso que resultou em Frankenstein, John William Polidori criou o conto The Vampyre, narrativa precursora de drácula e de toda a literatura vampírica. 


- a criatura criada pelo dr. Victor Frankenstein não é verde, como muita gente imagina. 


A descrição de Mary Shelley é a de um ser com a pele amarelada, cabelos longos e negros, dentes proeminentes e estatura elevada – cerca de 2, 5 metros. - como Mary explica detalhadamente na introdução do livro, aplacada inicialmente por um bloqueio criativo, foi por meio de um sonho que ela teve a ideia do enredo de Frankenstein.


» Acesse ao livro Frankenstein



Que tal colocar na sua lista de leituras de 2024? Qual livro você já leu e recomenda? Conta para gente aqui nos comentários!


Se você gostou das nossas dicas de livros de terror que são verdadeiros clássicos, compartilhe esse post nas suas redes sociais! Aproveite e assine a newsletter para ficar por dentro das novidades no blog.


Postar um comentário

Copyright © Investindo em Livros. Made with by OddThemes