Como a leitura pode ajudar no desenvolvimento da criança
Ao se falar sobre o incentivo ao hábito da leitura, a figura da mãe foi apontada como bastante importante para o desenvolvimento do gosto por livros. Especialistas indicam que, ainda que a criança aprenda a ler por volta dos cinco anos de idade, é recomendado que o costume seja explorado antes de tal idade para despertar, de fato, o interesse deles.
Em outras palavras, a criança pode observar e replicar o comportamento dos pais e cuidadores e, assim, pegar gosto pelos livros. Por isso, explore oportunidades lúdicas para incorporar a leitura na rotina da criança e dê o exemplo. Além disso, quanto mais tarde o hábito de leitura for implementado, menos eficientemente os benefícios serão incorporados. Assim, a verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças.
Os pais podem contar histórias para seus filhos quando eles ainda forem bebês! Se estiverem dando seus primeiros sinais de comunicação, que seja apenas balbuciando, já é possível começar a contar as histórias.
Nessa fase, só garanta que esses contos sejam mais curtos e leves. Vá, gradativamente, aumentando a intensidade das emoções e o tamanho das narrativas. Quando menos esperar, seus filhos vão devorar livros inteiros!
Alguns cuidados são essenciais para que a criança se interesse pela leitura. Podemos citar algumas dicas, como:
1. Apresente ao pequenos livros que estão de acordo com a faixa etária deles, com histórias adequadas e que eles vão compreender;
2. Deixe que o bebê ou a criança explore o livro, folheie as páginas e viva um momento de descoberta;
3. Não empurre ou force a leitura, porque pode surtir o efeito contrário. Por isso, deixe livros espalhados por lugares estratégicos, para que o interesse surja naturalmente;
4. Ao ler para os filhos, interprete frases e história, dando vida aos personagens ao descrever as imagens que decoram as páginas.
Quando a criança pequena está em fase de imitação, é positivo quando os pais também gostam de ler e dedicam um tempo para tal. Assim, esse pode ser um ponto a ser trabalhado em família. Já pensou?
Entenda como a leitura pode ajudar no desenvolvimento da criança:
1. Promove o desenvolvimento
Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler é um costume que aprimora as habilidades de comunicação.
Essa é uma das muitas competências que serão extremamente importantes para o crescimento do jovem e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo de sua vida.
2. Apura o senso crítico
Quem cria o costume de ler desenvolve um senso crítico maior, o que será extremamente valioso para o progresso intelectual do indivíduo.
No final das contas, ao inserir a leitura na rotina seu filho, conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.
3. Proporciona entretenimento
Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos online e demais tecnologias. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros têm também como instrumentos de distração.
Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.
4. Amplia o conhecimento
A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras razões, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio.
Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.
5. Enriquece o vocabulário
Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário — além de melhorar a gramática, ser uma forma de aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.
6. Aprimora a escrita de redações
Durante o período escolar, uma das maiores dificuldades dos alunos costuma ser a escrita da redação. Como demonstrado anteriormente, a leitura é a peça-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, por incrementar o vocabulário, expandir as habilidades de interpretação e criatividade, fazendo com que uma maior capacidade de criação se desenvolva, elaborando mais facilmente suas próprias histórias.
Por isso, o hábito de leitura se torna ainda mais importante durante o período acadêmico, em que a redação representaria uma demanda mais complexa.
Os resultados positivos podem ser notados em provas avaliativas, vestibulares e até na vida profissional!
7. Minimiza dificuldades acadêmicas
Para obter qualquer conhecimento na escola, é preciso saber interpretar. Como o hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação, a criança acaba tendo maior facilidade ao aprender os conteúdos em sala de aula.
Por essas e outras é que não terá dificuldade para se adaptar quando a escola começar a exigir mais no que se refere à leitura de textos e livros.
8. Desenvolve o afeto
As crianças que leem livros conseguem se sentir afetadas (positiva ou negativamente) com as histórias. Por essa razão, os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar a emoção. Lendo as narrativas, as crianças podem sentir medo, empolgação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.
9. Reduz o estresse
A leitura é uma atividade que contribui para o controle e a redução do estresse. Um levantamento indica que apenas alguns minutos na companhia de um livro, por dia, são capazes de diminuir os níveis de ansiedade em até 68%.
Como aprimorar a técnica da leitura?
Existem algumas dicas que você pode adotar para que a técnica de leitura seja aprimorada. Por isso, tenha em mente que, para o hábito ser mais eficiente, você pode:
- Optar por histórias que aguçarão a curiosidade da criança, buscando temas de seu interesse e compatíveis à sua realidade.
- Levar seu filho a uma livraria ou biblioteca para que ele possa escolher os livros que considerar mais estimulantes e atraentes;
- Estar presente no momento da leitura, pois essa interação será preenchida por maior atenção, carinho e melhores lembranças;
- Ajudar o pequeno a desenvolver uma entonação mais adequada, contribuindo ainda mais para seu desenvolvimento linguístico;
- Criar um ambiente propício para aumentar a imaginação e melhorar a atmosfera literária, promovendo maior interesse pela leitura. Montar um cantinho aconchegante, com luz um pouco mais baixa e menos estímulos que possam distrair a criança já é um bom começo.
Outras formas interessantes de fazer com que a criança tenha um maior interesse pela literatura é criar um clube da leitura entre os amigos!
Combine com os pais de outras crianças do prédio, condomínio ou escola de realizar uma troca periódica entre livros. Vocês podem, até mesmo, combinar uma lista de títulos, para evitar repetições. Ainda com pouca idade, os pequenos podem interagir e decidir pelas obras que têm preferência em conhecer. O clube também contribui para uma relação interpessoal mais saudável.
É possível, ainda, estimular a leitura a partir de uma abordagem ativa para a evolução do hábito literário. Peça que seu filho represente em desenhos o que viu ou compreendeu das histórias compartilhadas em livros.
Vocês podem conversar sobre as obras, levantando dúvidas e questões que podem potencializar o interesse por novas histórias. Nessa hora, deixe que a criança explore sua mente e sua criatividade.
A combinação entre crianças e tempo livre em casa pode ser bem divertida. Pensando em toda família, a Amazon liberou gratuitamente uma seleção de audiolivros infantis mais do que especiais. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link e criar uma conta com o seu e-mail. Saiba mais
Confira lista de Livros Infantis mais vendidos na Amazon.com.br
Fique por dentro de nossas notícias na página do Investindo em Livros no Facebook ou no nosso site www.investindoemlivros.com.br
Postar um comentário